Como instalar o CyanogenMod em 10 minutos com o CyanogenMod Installer

Como instalar o CyanogenMod em 10 minutos com o CyanogenMod Installer

Até agora, a instalação de uma ROM no celular era difícil. Mas com o CyanogenMod Installer as complicações desapareceram. O processo não exige qualquer conhecimento avançado. Nós explicamos como usar o programa.

CyanogenMod (CM) é o nome da mais famosa ROM personalizada para Android. É uma versão do código aberto do sistema que adiciona recursos e opções que normalmente não estão presentes nas ROM dos fabricantes. Com o CM você pode aumentar a potência da CPU ou mudar o visual completamente. O desempenho do telefone geralmente melhora e, em alguns casos, a versão do Android é mais atualizada que a versão de fábrica.

Além disso, o CyanogenMod acrescenta o root ao telefone, que permite a personalização completa do aparelho. Como já comentamos, há excelentes razões para fazer o root no celular: você pode fazer coisas que normalmente são vetadas, como backups completos do sistema, desinstalar aqueles aplicativos chatíssimos de fábrica ou recuperar fotos e vídeos apagados. O root aumenta a liberdade do Android em milhares de vezes.

O que você precisa para usar o CyanogenMod Installer

Para usar o CyanogenMod Installer, primeiro você precisa instalar seus dois aplicativos, um para o telefone ou tablet e outro para o computador:

Ao mesmo tempo, você deve fazer o seguinte:

  • Tenha um cabo USB para conectar o dispositivo ao PC
  • Desabilite o antivírus para não interferir no processo
  • Ter o celular com a bateria totalmente carregada
  • IMPORTANTE: fazer um backup do seu Android
  • IMPORTANTE: desativar temporariamente a verificação de duas etapas ou você corre o risco de ficar sem usar seu telefone e a sua conta do Google.

Finalmente, você deve verificar se o seu telefone ou tablet é compatível com o CyanogenMod Installer. A lista é atualizada periodicamente no site oficial do CyanogenMod. E não é necessário que seu aparelho esteja rooteado.

1. Instale o CyanogenMod Installer no Android

A primeira coisa a ser feita é instalar o CyanogenMod Installer em seu celular ou tablet. Se não for possível, significa que o processo ainda não é compatível com seu dispositivo.

Aplicativo verifica compatibilidade do seu aparelho com Mod

O CyanogenMod Installer fica assim depois de executá-lo: esperando você para conectar o dispositivo ao PC. Passe ao segundo ponto do tutorial para continuar.

2. Instale o CyanogenMod Installer no Windows

Agora instale o CyanogenMod Installer no Windows Vista, 7 ou 8 (você pode encontrar a versão para Mac no Google+). O assistente requer permissões de administrador.

CyanogenMod Installer em processo para detectar seu dispositivo

O processo é simples e termina em uma tela que pede para você conectar o telefone ou tablet no PC. Desabilite o antivírus temporariamente, use um cabo USB de boa qualidade e conecte-se nas portas internas.

3. Conecte seu telefone ao PC e siga as instruções no Windows

Ao ligar o telefone (ou tablet) ao PC via USB, o CyanogenMod Installer para Windows deve detectar o modelo do dispositivo. À partir daí, tudo é automático: o programa começa a baixar os arquivos e transferi-los para o seu celular, que será reiniciado em modo de recuperação (não se preocupe e, principalmente, não desligue).

Os arquivos são baixados automaticamente

Quando tudo estiver pronto, o CyanogenMod Installer perguntará se você deseja prosseguir com a instalação. Diga que sim.

Confirme a instalação do CyanogenMod no aparelho

4. Inicie o processo de instalação

Não reinicie o PC nem desligue o cabo USB: após pressionar o botão Instalar, o CyanogenMod Installer começa a mover arquivos e configurar o dispositivo.

Instalador pede para não remover o dispositivo ou desligar o PC

5. Confirme o desbloqueio do bootloader

Aqui, talvez, seja a parte mais complicada do processo: desbloquear o bootloader, ou seja, o gerenciador da inicialização do telefone ou tablet que você está modificando. O CyanogenMod Installer explica muito claramente: você tem que mover as teclas de volume para selecionar a opção Yes (Sim) e pressionar o botão de liga/desliga para confirmar.

Sequência de botões permite desbloquear bootloader

Assim é como ele fica para um Nexus 4. Note-se que já mudamos a seleção para Sim e não pressionamos ainda o botão de alimentação para confirmar.

Tela de confirmação de desbloqueio

Após a confirmação, isso é o que você vê na tela do telefone (não entre em pânico, é normal). Olhe para a mensagem LOCK STATE – unlocked: indica que o bootloader foi desbloqueado com sucesso.

Mensagem de sucesso do bootloader

6. Aguarde alguns minutos e aproveite

Depois de alguns minutos, o processo de instalação estará completo. Na tela do seu Android você verá o boneco azul do CyanogenMod saudar, indicando que a instalação foi bem sucedida.

Mascote do Cyanogen sauda os novos usuários

Aguarde o assistente do CyanogenMod Installer em Windows dizer que a instalação foi concluída com êxito antes de desligar o telefone:

Mensagem confirma sucesso da instalação

No seu celular ou tablet finalmente vai ver o logo de início do CyanogenMod. Funcionou! E tudo em menos de dez minutos.

Logo do CyanogenMod no aparelho

Um sistema rápido, simples e seguro para instalar o CyanogenMod

Agora seu aparelho Android já tem o CyanogenMod instalado. Como você viu, não foi necessário fazer o root ou desbloquear o telefone com ferramentas complicadas: todo o processo levou menos de dez minutos.

Qual foi sua experiência com o CyanogenMod Installer?

[Artigo original em espanhol]

  • Link Copiado!
Carregando comentários